12 quadrinhos para gostar de quadrinhos

Histórias em quadrinhos deixaram de ser coisa de criança há muito tempo, mas algumas pessoas simplesmente param de consumir esse formato de literatura depois de adultos. O mercado mudou, assim como o conteúdo das HQs também evoluiu para acompanhar tais mudanças e abraçar um público cada vez maior e diversificado. Sendo assim, separamos 12 obras para (re)acender a sua vontade de ler HQs.

Fomos abrangentes e não fizemos distinção entre quadrinhos de super-heróis, graphic novels e mangás, portanto que sejam narrativas gráficas acessíveis para os novos leitores.

Bone (3 volumes)
Jeff Smith
Editora: Todavia


Acompanhe a jornada épica dos primos Fone Bone (o pequeno herói de grande coração), Phoney Bone (o fanfarrão dos negócios furados) e Smiley Bone (o feliz) que lutarão com seus novos amigos de Vale contra forças ocultas. Não se engane com o tema aparentemente infantil, pois há muita profundidade na relação entre as personagens e suas escolhas.
Indicado para todos que querem uma aventura fantástica com tons de nostalgia.

Daytripper

Fábio Moon e Gabriel Bá
Editora: Panini


Acompanhamos o protagonista Brás e suas várias vidas vividas (e mortas) a partir de suas escolhas. A graphic novel dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá é um grande “e se”… E se uma escolha A ao invés da B te tornasse uma pessoa diferente?
Indicado para quem quer uma experiência onírica e genuinamente brasileira.

O cão que guarda as estrelas
Takashi Murakami
Editora: JBC


Se você tem coração e gosta de bichinhos, vai se emocionar com a aventura de um senhor junto de seu cachorro pelas estradas do Japão. Há uma continuação intitulada “O outro cão que guarda as estrelas” que acontece paralelamente ao primeiro mangá.
Indicado para todos que querem uma história sensível. O diferencial do mangá é a narrativa a partir do ponto de vista do cãozinho.

Nova York
Will Eisner
Editora: Quadrinhos na Cia.


A cidade de Nova York é palco para os mais diversos tipos de personagens vivendo suas alegrias e tristezas enquanto o tempo passa na grande metrópole. É uma obra-prima do mestre Will Eisner, com seu olhar sensível quanto à natureza humana.
Indicado para quem quer algo mais sofisticado.

Dr. Slump (18 volumes)
Akira Toriyama
Editora: Panini


Antes de Dragon Ball ser o sucesso estrondoso de Akira Toriyama, o autor escreveu essa comédia sem filtros. O leitor acompanhará as desventuras do inventor Sembei Norimaki e sua obra-prima, a simpática robozinha Arale.
Indicado para quem quer rir de piadas nonsense, de duplo sentido e/ou de mau gosto.


*Temos um vídeo de Dr. Slump no quadro Utopia das Letras (clique AQUI para assistir).

Pluto (8 volumes)
Naoki Urasawa
Editora: Panini


Pluto é uma história muito imersiva que mistura os gêneros sci-fi com thriller policial de primeira qualidade, além de ser uma homenagem de Naoki Urasawa (Monster) ao universo de Astro Boy, criado por Osamu Tezuka. Na trama, homens e robôs convivem pacificamente até que uma série de assassinatos dão início a uma investigação frenética.
Indicado para quem não quer desgrudar do mangá até saber o final da história.

Graphic MSP (vários)
Editora: Panini

Trata-se de uma coleção de graphic novels da Turma da Mônica produzida por artistas brasileiros convidados. Há uma grande variedade de histórias com os personagens clássicos da Turma da Mônica em nova roupagem, basta o leitor escolher seu favorito entre os mais de 26 álbuns lançados até o momento.
Turma da Mônica é para todos.

*Leia nossas resenhas da Graphic MSP aqui.

O gato preto em quadrinhos
Edgar Allan Poe
Editora: Martin Claret


É uma adaptação em quadrinhos de um dos contos de terror mais famosos de Edgar Allan Poe, com participação dos integrantes do Anemia Cerebral, Diogo Magal (arte) e Hugo (arte-final). Foi a primeira HQ lançada pela editora Martin Claret e a edição ainda conta com o texto integral do conto.
Indicado para quem gosta de terror/horror clássico.

O diário de Anne Frank em quadrinhos
Ari Folman (adaptação), David Polonsky (arte)
Editora: Record


Transpor todos os sentimentos de uma adolescente vivendo em confinamento para fugir dos horrores da Guerra nunca foi tão bem adaptado quanto aqui. A arte da HQ ora é a imagem perfeita das descrições do diário de Anne Frank, ora é lúdica para representar os sonhos e os pensamentos íntimos da jovem.
A obra de Anne Frank é essencial pela importância histórica. Caso não tenha lido o livro, não tem problema, parta para a HQ sem medo.

Fragmentos do horror
Junji Ito
Editora: DarkSide


Japão é o epicentro do gênero de horror e Junji Ito é um de seus divulgadores mais promissores, cujo mangá lançado pela DarkSide é um compilado de seus contos gráficos bizarros.
Indicado para quem não quer dormir à noite.

Batman: A piada mortal
Alan Moore (roteiro), Brian Bolland (arte)
Editora: Panini


Batman nunca deixará de ter espaço nas listas de quadrinhos. Em A piada mortal, o novo fã (já adiantamos que o leitor se tornará fã do personagem) terá a oportunidade de ler o embate clássico entre Batman e Coringa aos olhos do bruxo Alan Moore (Watchmen, V de Vingança).
Indicado para quem quer uma história de herói contra vilão bem contada.

Beasts of Burden
Evan Dorkin (autor), Jill Thompson (arte)
Editora: Pipoca e Nanquim


O termo “animais de estimação protegem seus donos” é a mais pura verdade quando falamos de Burden Hill. A cidadezinha é protegida por cães e gatos que juntos formam um grupo de guardiões paranormais lutando para manter demônios e bruxas longe de seus donos.
Indicado para quem curte pets e a temática sobrenatural; as artes inteiramente em aquarela também irão agradar a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *