É a história que eu mais gostei da coleção até o momento, e olha que as outras edições superaram todas as expectativas. Não irei me aprofundar muito no enredo, pois meu foco não é fazer uma análise detalhada, pelo contrário, meu grande objetivo é instigar os (novos) leitores a consumirem coisas boas – livros ou quadrinhos – dando um panorama geral do enredo e salientando alguns pontos que despertem interesse. Nesse caso, o que mais me chamou atenção foi o fato de um Tex jovem começar a entender que o mundo não é preto e branco, isto é, as pessoas não podem ser separadas simplesmente em boas e más, ainda mais no contexto do Velho oeste.
Tex, o fora da lei
O vingador é o jovem Tex em busca de justiça contra aqueles que assassinaram seu pai Ken Willer. O caubói quer sangue e, ao consegui-lo matando seus inimigos, ele acaba se tornando um criminoso também – pelo menos aos olhos da justiça corrupta local. Esse período como fora da lei foi explorado em diversas outras histórias do herói e podemos citar a recente coleção Tex Willer, que aborda especificamente esse trecho de sua juventude.
Depois de derrotar os assassinos, Tex sofre retaliação do rancho Lazy M chefiado por Bronson que quer sua cabeça, inclusive com uma tentativa falha de sequestrar Sam Willer para tal finalidade. Fato curioso que, como dito em resenhas anteriores, a coleção é excelente para apresentar os personagens; e aqui podemos ver Sam, o irmão de Tex, vivendo sua vida pacata de fazendeiro muito diferente do hercúleo herói texiano, ainda que igualmente benevolente.
Sabendo que sua vida e a de Sam correm risco até que os chefões sejam pegos, Tex parte em busca de Bronson e de seu suposto financiador além da fronteira, Juan Cortina.
O tutor
Como toda clássica jornada do herói, Tex vira um “protegido” de Jim Callahan, ranger amigo de longa data da família Willer que, com toda sua experiência, vê no jovem Tex um futuro promissor. Callahan se destaca em O vingador por chamar para si a responsabilidade de zelar pelos irmãos Willer, além de mostrar a Tex o outro lado da lei, fato importante para definir o caráter do herói para aventuras posteriores.
A obra não perde em nada para edições de maior volume, pois contou novamente com enredo enxuto e bem delineado de Mauro Boselli e desenhos vigorosos de Stefano Andreucci com cores de Matteo Vattani.
Você pode adquirir a edição pelo nosso link da Amazon ou aproveitar a Black Friday Mithológica da loja Mythos até 30.11.20.
*Veja mais imagens no Instagram @anemia_cerebral e tudo de Tex aqui no blog.
1 thoughts on “Tex Graphic Novel 5: O vingador”