Livros para leitores iniciantes

Cada um tem seu gosto pessoal quando se trata de filmes, por que seria diferente quando falamos de livros?

Analisando algumas situações, acredito que a maioria das pessoas que não tem o hábito da leitura só não tomou gosto por isso pelo fato de não ter encontrado a leitura adequada, aquela que atiça a vontade de consumir mais livros. E isso, ressalto, não é “culpa” da pessoa em si, mas talvez tenha faltado o devido incentivo, pois desde cedo somos moldados a pensar que isso é uma obrigação. Quem não se lembra de ter que ler obras obrigatórias na escola só para fazer provas? Afinal, o hábito de ler tem que ser maçante ou interessante?

Então vamos lá, neste post citarei alguns livros que me fizeram ter interesse pelo hábito da leitura e outras obras que podem agradar diferentes perfis. Não farei análise/resenha das obras, pois lembro a vocês que o objetivo desta lista é incentivar novos leitores (em geral), ou quem sabe, abrir um novo leque de opções para aqueles que querem variar um pouco seu cardápio literário!

Clique nas capas para ir ao link de compra.


SHERLOCK HOLMES

É uma obra atemporal pela sua escrita simples e narrativa envolvente na qual acompanhamos os mais variados mistérios desvendados pelo detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro John Watson, o narrador das aventuras. Para quem está começando, indico O cão dos Baskervilles e Um estudo em vermelho, ou podem ler também as coletâneas de histórias que vem em boxes. Prestem atenção na edição na hora da compra, porque há versões adaptadas para estudantes e outras com texto integral.

DRÁCULA

Bram Stoker não estava brincando quando decidiu escrever sobre o “pai” de todos os vampiros, porque apesar dessa criatura estar presente em lendas desde a antiguidade, o vampiro clássico que conhecemos hoje tirando Crepúsculo bebe muito dessa obra de 1897. O livro é escrito em forma epistolar, ou seja, os personagens se comunicam através de cartas e são essas mensagens que mostram diferentes pontos de vista e criam toda atmosfera de terror acerca do misterioso Conde Drácula.

AS CRÔNICAS MARCIANAS

Ray Bradbury é um dos principais autores de ficção científica e é o criador do aclamado Fahrenheit 451. As crônicas marcianas remetem à época em que o espaço era o maior mistério da humanidade e ainda tínhamos a vã esperança de encontrarmos vida inteligente em Marte, mas nessa obra que mistura ficção científica com terror, acompanhamos algumas histórias de como seria nossa vida se convivêssemos com os seres que lá habitam. Weird, esse é o termo em inglês que melhor define o sentimento de estranheza e terror ao ler esse clássico.

CAÇANDO CARNEIROS

Quando falo de qualquer obra de Haruki Murakami, preciso avisar que não é um tipo de leitura linear, pelo contrário, as histórias desse autor japonês geralmente não fazem sentido nenhum e a maioria mistura o cotidiano da vida japonesa com algum mistério que o personagem se envolve. Caçando carneiros é um thriller no qual o personagem é induzido (ou obrigado) por um grupo político a viajar pelo Japão em busca de um carneiro específico que pode trazer sua vida normal de volta. Essa indicação é a porta de entrada para começar a ler Murakami e se acostumar com suas histórias malucas, mas com narrativas magnificamente envolventes e dinâmicas. Se gostar, recomendo que leia também Kafka à beira-mar e Norwegian Wood.

GERAÇÃO DE VALOR

É uma trilogia para quem quer empreender e, apesar de existir pessoas que não gostam do termo “empreendedorismo” por remeter àqueles empresários que enriquecem através do esforço alheio, esse não é o caso. Esse livro poderia ser colocado também na prateleira de autoajuda porque diz muito sobre esforço próprio para alcançar seus objetivos. É amplamente ilustrado com artes coloridas, textos curtos e frases inspiradoras.

HOLOCAUSTO BRASILEIRO

Essa triste história é o resultado de um trabalho de reportagem exaustivo realizado pela jornalista Daniela Arbex, que decidiu buscar a verdade por trás de um dos maiores manicômios que o Brasil já teve e mostra toda a desigualdade, negligência, preconceito e abusos que os pacientes de lá sofreram. Todos os livros da autora são investigativos e mostram a verdade de maneira humana, por isso indico também Cova 312 e Todo dia a mesma noite.

COZINHAR

Toda a praticidade que temos com pratos prontos hoje em dia nos afastou do ato de cozinhar e é isso que o autor Michael Pollan tenta rebuscar através dos elementos da natureza: fogo, água, ar e terra. Acompanhamos o autor no processo e preparação do churrasco, de assados e a fermentação natural para o preparo de pães caseiros, entre outros alimentos e através disso, redescobrimos um pouco sobre a essência de cozinhar. Esse deve ser um dos livros com mais páginas da lista, mas é uma leitura excelente tanto para quem gosta de cozinhar quanto para quem é bom de garfo.

NA NATUREZA SELVAGEM

O que faria o jovem Christopher Mccandless, de família abastada e um futuro promissor a abandonar tudo para viajar pelos Estados Unidos rumo ao Alasca onde foi encontrado morto por inanição? O escritor Jon Krakauer refez seus passos e reescreveu a história perdida de Christopher, um jovem sonhador com espírito aventureiro em busca de um sentido para sua vida. É uma história inspiradora que nos faz questionar a sociedade e a nós mesmos.

CORRER

Vale a leitura para quem é adepto a corridas ou só faz caminhadas pois são relatos divertidos do doutor Drauzio Varella sobre a atividade física de correr, o que faz uma pessoa sã ter vontade de correr uma maratona e quais são os aspectos fisiológicos envolvidos.

GUARDIOLA CONFIDENCIAL

Quem gosta de futebol deve se lembrar da fantástica passagem de Pep Guardiola como treinador do Bayern de Munique e nessa obra acompanhamos os bastidores dos jogos e como Guardiola pensa sobre tática e competitividade e como é seu trato com os jogadores dentro e fora de campo. É um verdadeiro tesouro para quem aprecia o esporte e ainda tem uma continuação chamada Pep Guardiola: a evolução.

BRANCA DOS MORTOS E OS 7 ZUMBIS

Como todo mundo conhece a maioria dos contos de fadas clássicos, apresento essa obra que transforma esses contos em versões sinistras. Tem histórias da Rapunzel, Os três porquinhos, João e Maria, e alguns outros contos que não deixam explícitos sobre qual personagem se trata, deixando a surpresa para o leitor. Enfim, é um exercício de criatividade que deu certo e deve agradar todos que gostam de boas histórias de terror.


LIVROS E ADAPTAÇÕES

Muitas obras chegam ao cinema sem que os telespectadores saibam que se tratam de adaptações e é extremamente válido fazer o caminho inverso: assistir ao filme e depois ler o livro em que foi baseado, porque isso facilita na concepção visual dos personagens e cenários para os novos leitores. Posso citar: O poderoso chefão, As vantagens de ser invisível, Jurassic Park, O Hobbit, O silêncio dos inocentes, Vertigo (Um corpo que cai), Harry Potter, O planeta dos macacos

BIOGRAFIAS

Como falei em um vídeo sobre meu acervo (link), todo mundo admira uma pessoa famosa e quer saber um pouco mais sobre ela. Pode ser um ator, cantora ou banda; seja lá qual for seu gosto, se é uma pessoa famosa é muito provável que exista uma biografia interessante.

DICAS RÁPIDAS

  • Comece por livros com poucas páginas, isso ajuda no ritmo inicial
  • Evite clássicos da literatura, porque a maioria carrega uma linguagem um pouco mais rebuscada e isso pode ser frustrante para quem não está acostumado
  • Não tenha medo de pedir dicas para os livreiros, pois eles conhecem melhor o perfil de leitores iniciantes
  • Leia conforme seu gosto, mas não leia apenas um tema ou autor específico, pois isso restringe seu desenvolvimento
  • Se o livro estiver acima do seu orçamento, vale a pena recorrer a sebos ou pegar emprestado em bibliotecas

Então, comece a ler!

*Me foquei em livros dessa vez, mas futuramente posso (e devo) fazer um outro texto falando sobre quadrinhos e mangás para novos leitores.

1 thoughts on “Livros para leitores iniciantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *