“Cozinhar é como ler e escrever, todo mundo deveria saber”, disse Rita Lobo.
Passo grande parte da vida na cozinha: tentando cozinhar, me alimentando ou olhando dentro da geladeira sem motivo (momento filosófico, sabe como é). Outra parte do tempo eu passo lendo – por causa do trabalho ou pelo puro prazer da leitura. Então, separei alguns livros que abordam o ato de cozinhar, a cozinha e a comida. Veja a seguir:
PANELINHA
Um grande livro, literalmente. Medindo aproximadamente 30 cm por 23 cm e pesando absurdos 2,3 kg para um livro de 400 páginas, Panelinha: receitas que funcionam é uma ótima porta de entrada para quem quer se aventurar na cozinha. Rita Lobo ensina a colocar a mão na massa através de receitas simples, porém saborosas e saudáveis para o dia a dia. Os capítulos são separados pelo tipo de alimento, como assados, peixes, carnes, massas, saladas, e por aí vai; isso tudo sem se esquecer da parte teórica – juntamente com relatos e dúvidas de fãs do blog da autora –, fundamental para quem não está acostumado com o universo gastronômico.
COMPRE: https://amzn.to/35eKDLs
COZINHAR
A obra é um grande exemplo de que ler pode ser uma experiência apetitosa (já citamos este livro em outro post).
O jornalista e ativista na área de alimentação Michael Pollan descreve a transformação do alimento desde a escolha da matéria-prima, passando pelo preparo delicado até o prato ser finalizado e servido.
Foi incrível poder acompanhar o preparo de um porco assado durante horas, quase pude sentir o aroma do tradicional barbecue americano; ou ver a fermentação agindo sobre uma massa que mais tarde se tornaria um delicioso pão assado.
Aliado à maneira cativante de escrita de Michael Pollan, Cozinhar: uma história natural de transformação vai além dos aspectos óbvios de cada alimento ou de cada processo envolvido na sua preparação. O autor enriquece a experiência do leitor apresentando informações relevantes como elementos físicos, químicos, culturais e históricos que influenciam na nossa relação com a comida.
COMPRE o eBook: https://amzn.to/35lJEZN
PENSE NO GARFO!
Como seria nossa vida sem a praticidade da cozinha moderna? Quando nossas (bis)avós faziam comida na fogueira a lenha, a comida deveria ser mais saborosa, é verdade, mas isso demandava muito tempo e trabalho… Desse modo, os utensílios de cozinha, dos mais simples como a colher de pau, até a requintada batedeira planetária, influenciam completamente o nosso cotidiano. A praticidade de acender fogo com um simples clique de botão é uma praticidade que a humanidade desenvolveu somente em tempos recentes.
Assim como o livro Cozinhar: uma história natural de transformação, Pense no Garfo! aborda temas históricos e culturais envolvendo a humanidade e o alimento do passado até os dias atuais.
COMPRE: https://amzn.to/3bQRi0G
DELÍCIAS DO DESCOBRIMENTO
Como os nativos brasileiros se alimentavam na época do descobrimento? Esta obra é recheada de relatos sobre as “descobertas gastronômicas” que europeus fizeram no Brasil (como o abacaxi que ilustra a capa).
Os registros do padre José de Anchieta são os mais curiosos, pois ele demonstrava propensão a aventuras gastronômicas, experimentando de tudoque delícia, carae tentando comparar os sabores exóticos com outros sabores conhecidos na Europa. Hoje, suas descrições podem soar cômicas para o nosso paladar, mas não deixam de ser um documento histórico e cultural da culinária brasileira.
COMPRE: https://amzn.to/2WfrgO2
PEGANDO FOGO
Tá pegando fogo, bicho!
“Por que cozinhar nos tornou humanos”, esse subtítulo resume o viés antropológico do livro: como o cozimento dos alimentos transformou a humanidade e como as comunidades pelo mundo tem relações diferentes com a comida.
COMPRE: https://amzn.to/3d4pJ47