Tex Willer 10-13

Buscando novos ares para ficar longe dos problemas com a Justiça, Tex vai ao Missouri e acaba se envolvendo em uma trama política de grandes proporções.

O atentado a Abraham Lincoln

Roteiro: Mauro Boselli
Arte: Roberto de Angelis

Tudo começa quando a agente da Pinkerton Kate Warne recebe a missão de proteger o candidato ao Senado, Abraham Lincoln. Segundo informações contidas no dossiê, ele é alvo de uma conspiração de assassinato por ser um candidato republicano com ideias antiescravistas, causando a ira de um grupo muito poderoso que tem muito a perder com o abolicionismo.

Lincoln em uma cena de discurso

Como o Tex se envolve? Kate Warne cai em uma emboscada dentro do barco que a levaria a seu destino, tendo seu dossiê roubado e sendo jogada no rio Missouri à própria sorte. Mas, pelo acaso, Tex Willer estava próximo à margem e salvando-a do iminente afogamento. Ela logo se recompõe para avaliar a situação e completar sua missão, podendo contar com o apoio do valoroso caubói. E não soa estranho que uma agente treinada confie no até então desconhecido Tex, pois é assim mesmo, ele possui uma certa “aura” de bondade e hombridade que dificilmente passa despercebido pelas pessoas de boa índole ou até mesmo bandidos, como no caso de Pedro e Miguel, os desertores da aventura anterior (leia a resenha AQUI).

Para movimentar ainda mais a história, os irmãos Dickart, ou seja, a exuberante Lily e o mestre ilusionista Mefisto são contratados pelo grupo antiabolicionista como peças estratégicas fundamentais para a sequência do atentado.

Mefisto tem grande participação na história

A primeira detetive mulher da Agência Pinkerton

Kate Warne (1833-1868), a personagem vital nessa trama de Tex Wiler foi, de fato, a primeira agente feminina da Agência Pinkerton. Contratada em 1856 aos 23 anos de idade pela lendária agência de detetives, Warne havia convencido o próprio fundador Allan Pinkerton que suas habilidades investigativas seriam indispensáveis e, sendo uma mulher, poderia passar despercebida por lugares onde agentes homens não passariam.

Kate Warne real (Pinkerton)

Ainda que careça de fontes imparciais, segundo a própria Agência Pinkerton (leia aqui), houve sim um atentado real contra a vida de Abraham Lincoln em 1861 e Kate Warne teve papel decisivo para desmantelar o plano e proteger o então presidente eleito dos Estados Unidos. Quatro anos mais tarde, em 1865, ninguém foi capaz de prever que Lincoln seria assassinado pelo ator John Wilkes Booth durante uma peça de teatro.

Você pode adquirir os volumes que compõem o arco nos links abaixo:
• Tex Willer 10 – A dama da Pinkerton: https://amzn.to/36Z6JDD
• Tex Willer 11 – A conspiração: https://amzn.to/36Xqcok
• Tex Willer 12 – Atentado a Lincoln: https://amzn.to/3tG2zuf
• Tex Willer 13 – A armadilha de Mefisto: https://amzn.to/3cXgoP2

*Veja mais imagens no Instagram @anemia_cerebral e tudo de Tex aqui no blog.

**Agradecemos à Mythos Editora pelos exemplares 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *